MADEIRAS COMERCIAIS DO BRASIL

Chave interativa de identificação de madeiras

Descrição

Esta é uma chave interativa de identificação de madeiras comumente comercializadas no Brasil. A identificação é feita com base em caracteres gerais e caracteres anatômicos macroscópicos e é suficiente utilizar um canivete para fazer o corte e uma lupa de 10x para observação das características.

A chave foi elaborada pelo Laboratório de Produtos Florestais - LPF do Serviço Florestal Brasileiro - SFB com o objetivo principal de aumentar a quantidade de espécies disponíveis na base de dados da chave de identificação em formato DELTA Madeiras comerciais do Brasil: chave interativa de identificação baseada em caracteres gerais e macroscópicos (CORADIN, V. T. R. et al, 2010).

Os dados referentes às espécies listadas nesta chave foram obtidos a partir de análises do material da xiloteca do LPF e dos dados originais da chave publicada em 2010.

A nomenclatura referente às espécies desta chave de identificação foi conferida na Lista de Espécies da Flora do Brasil em 2020.

CORADIN,V. T. R.; CAMARGOS, J. A. A.; PASTORE, T. C. M.; CHRISTO, A. G. Madeiras comerciais do Brasil: chave interativa de identificação baseada em caracteres gerais e macroscópicos = Brazilian commercial timbers:interactive identification key based on general and macroscopic features. Serviço Florestal Brasileiro, Laboratório de Produtos Florestais: Brasília, 2010. CD-ROOM.

Versão 1, Janeiro de 2022 (Lucid v4 Player)
Authors

Laboratório de Produtos Florestais – LPF, Serviço Florestal Brasileiro – SFB, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, em parceria com a Polícia Federal do Brasil

LPF logo